Bienal-SP | Lab.Doc

LAB.DOC – ARQUIVO VIVO é um projeto interdisciplinar que busca “abrir as portas” do Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo para o grande público. Trata-se da mais importante coleção de documentos sobre arte contemporânea da América Latina na qual está guardada a memória das Bienais de São Paulo, desde sua primeira edição em 1951. Por meio de um trabalho integrado de pesquisa, preservação e comunicação, o projeto objetiva a montagem de uma “Coleção de Referência” virtual que irá transformar o modo tradicional de disponibilizar acervos, integrando o grande público ao universo do arquivo antes restrito aos pesquisadores especialistas.

LAB.DOC – ARQUIVO VIVO é um trabalho interdisciplinar de pesquisa, preservação e comunicação com o objetivo de organizar uma “Coleção de Referência” que será disponibilizada na internet por meio de uma interface narrativa. Por “Coleção de Referência” entendemos um conjunto de aproximadamente 1.500 documentos selecionados em diferentes segmentos do acervo – dossiês de artistas, coleção iconográfica e audiovisual (fotografias, plantas, cartazes, filmes e registros sonoros), documentação histórica (cartas, atas, relatórios, projetos), clippings – que sejam significativos para contar a história das Bienais e principais eventos produzidos pela Fundação.

Além dos documentos selecionados no acervo, farão parte da coleção virtual entrevistas produzidas com protagonistas dessa história – artistas, curadores, pesquisadores, arquivistas, funcionários, designers, montadores, fotógrafos, etc – que serão gravadas no decorrer do projeto. Nossa ideia é levar esses protagonistas ao Arquivo para uma jornada de conversas em torno de documentos do acervo pré-selecionados pelos curadores do projeto e que sejam significativos na trajetória de cada um dos entrevistados com a Bienal.